blogger | gmail | blogs | o blog original

Maputo, Moçambique 10/06/2008

Uma breve visita à Estação dos Caminhos de Ferro de Maputo fez-me pensar melhor no excesso de conforto a que estamos habituados, na Europa estamos protegidos de tudo, tão protegidos que por força desse conforto não nos lembramos que existem outras realidades a menos que possamos ter o privilégio de poder viajar.

O bom de viajar é precisamente isso - sentir o local - como diz um amigo "vocês têm que curtir bem, respirar o local" - esse "curtir o local" vai dependendo de pessoa para pessoa e no meu caso concreto é preciso algum tempo para me tranquilizar e começar realmente a desfrutar do local onde estou (e como esta cidade em concreto mexia comigo!) mas voltando ao que vi...

... encontrei parado na estação um comboio em que eu e Soraia tivemos a oportunidade de ver bem as carruagens que invariavelmente transportam os passageiros, as janelas não tinham vidros, os bancos eram de madeira pura e dura sem qualquer forro almofadado, tinham todo o aspecto de terem dezenas de anos, eram muito estreitas, já nem entro em detalhes como o WC, a higiene ou a insonorização.

Estive quase a tirar umas fotos ou até mesmo filmar mas achei que por respeito a algumas pessoas que ali estavam e que com a normal curiosidade nos observavam não o deveria fazer (lá estou eu com as minhas coisas, se calhar deveria soltar-me mais mas eu sou assim mesmo), não estava em frente à Torre Eiffel ou de qualquer outra atracção turística estava em Maputo em frente a uma carruagem e a imaginar uma viagem naquelas condições.

Nunca em toda a minha vida vi ou mesmo utilizei algo próximo daquelas carruagens, estamos mal habituados, naquele momento fiquei impressionado pela negativa mas agora à distância e com maior serenidade pergunto... o que será melhor?

Não será melhor uma viagem naquela carruagem por Moçambique acima levando na cara com os ventos de África que uma viagem de Barcarena até ao Rossio com bancos almofadados em hora de ponta?

Meus amigos se puderem viajar façam-no sempre e desfrutem ao máximo, não levem preconceitos ou ideias negativas que não são mais do que defesas para disfarçar os nossos próprios medos, poderão não mais poder voltar a esse local e ficar com a sensação que agora tenho que não completei a minha viagem a Maputo.

Terei que voltar.
Post escrito em 20/07/2008