blogger | gmail | blogs | o blog original

Este pequeno texto é dedicado aos meus alunos do 9ºB que neste momento conturbado na educação vejo esta turma como um verdadeiro pequeno OÁSIS.
Porque é que acho esta turma um Oásis!?
Ora bem, esta turma é rigorosamente igual a tantas outras que já tive e que há por esse pais fora. São alunos que apesar de saberem todas as regras do regulamento interno da escola, continuam e vão continuar (tenho a certeza), a trazer PASTILHAS para as aula (como adolescentes que são), vão continuar a trazer telemóveis para as aulas (apesar de fazerem um esforço sobrenatural para não mexerem neles, mas nem sempre é fácil), vão continuar a chegar atrasados ás minhas aulas (com as desculpas do costume…), enfim alunos ditos normais…
O que é que os torna então fora do normal? Não sei bem…
Penso que é por serem alunos que ainda assim cumprem com o mínimo aceitável ao nível do comportamento e empenho na sala de aula, mostram de uma maneira geral um interesse fora do normal por aquilo que eu digo, nem sempre útil e nem sempre interessante, culpo em parte os programas desactualizados que nos obrigam a cumprir, a outra parte é culpa minha.
Penso também que têm muitas capacidades que ainda não estão muito desenvolvidas, mas estão lá…
não sei explicar melhor.
Penso que eles, perdão tenho a certeza que eles acham a escola um bocado seca e os professores idem aspas…Ora bem, não é, nem pode ser, só culpa dos programas, esta opinião dos alunos, é também culpa dos professores (eu incluo-me) como agentes do processo. A sua falta de tempo, motivação e empenho. Mas também vos confesso tenho sérias dificuldades em respirar e agendar idas ao WC, com tanto papel para preencher, pais para telefonar, reuniões para preparar, actas para entregar, inscrições de alunos para fazer, marcar faltas, justificar faltas, visitas de estudo de dia inteiro, entregar planificações, fazer testes, corrigir testes, entregar testes, avaliar os alunos em todos os parâmetros (não vou descreve-los senão não saia daqui), etc, etc…
Questiono-me como é que agentes do entretenimento (Gato Fedorento) obtiveram tanta informação para conseguir caricaturar tão bem o ambiente que se vive nas escolas e os responsáveis máximos do governo não conseguem ou não querem ver o que qualquer pessoa que desça á terra consegue ver sem grande dificuldade.
Tenho a certeza que nem todos vão ser doutores ou engenheiros, mas o que é que isso hoje em dia interessa? É preciso é que venham a ser bons naquilo que vão fazer e garantidamente vão singrar na vida.
Desejo que eles tenham o melhor futuro possível, sabendo que o futuro deles vai depender mais deles do que outra coisa qualquer.
Bem ajam…

mensagem original postada em 28/11/2008