blogger | gmail | blogs | o blog original

Num dos meus últimos zappings na net apanhei este artigo de opinião da jornalista Laurinda Alves que mereceu a minha maior atenção, parece ser inteiramente verdade, seria, na minha opinião evidentemente, muito importante corrigir:

"Nas escolas portuguesas os alunos não são ensinados a argumentar e a defender pontos de vista, não são treinados no debate de ideias e muito menos estimulados no improviso e na expressão oral. Não existem aulas para aprender a falar em público nem as matérias relacionadas com a comunicação são muito exploradas e é pena pois os portugueses apresentam sérias desvantagens num campo cada vez mais exigente e determinante.

Numa era claramente marcada pela comunicação, ter dificuldade em exprimir ideias, em alimentar um debate ou manter uma polémica com quem tem opiniões divergentes é um handicap tremendo. A diversidade de dons é e será sempre enorme e hoje em dia ganha mais quem comunicar melhor aquilo que sabe.

Tão importante como pensar e fazer bem as coisas é saber comunicá-las. Acontece que no sistema de ensino nacional não existem cadeiras específicas de comunicação e o resultado é que a generalidade dos portugueses não se sente confiante na expressão verbal das suas ideias e competências."

Isto parece-me aplicável a todos nós, é tão verdade para mim há alguns anos quando estudava como é para as minhas filhas que agora "começam" a sua vida escolar.

Que conforto me daria esta preparação prévia para o exercício das minhas funções profissionais como por exemplo... reuniões de vendas que são sempre com 10/12 pessoas e nenhuma é mais nova que eu (ou seja onde nem a inexperiência de vivências dos outros me vale) ... ou mesmo para um dos meus hobbies (a música)... o estar em palco que tanto desconforto provoca na hora de ter que abrir a boca para dirigir-me aos que me ouvem... DAVA JEITO.

Quanto a mim, que já vou com 36 anitos, lá vou descobrindo, inventando e preparando o melhor possível a minha prestação seja no que for em que tenha que intervir publicamente... e tudo pode mesmo ser treinado e melhorado... quanto às minhas filhas já acho que é mesmo fundamental que sejam preparadas e ensinadas para melhor poderem encarar o facto de terem que expor as suas ideias, de as debaterem publicamente, de confrontarem-se com uma opinião contrária e contra-argumentar sem hesitações.

Não cabe só à escola esse papel, pode e deve ser também nas nossas casas, mas também é bem verdade que poderia ser desenvolvido um programa escolar feito por quem verdadeiramente sabe e todos sairiam a ganhar!

Pedia aos meus amigos professores um comentário... é de facto assim o que escreve a Laurinda Alves?