blogger | gmail | blogs | o blog original

A ideia que pretendo lançar é sobre o tempo que os professores dedicam aos seus alunos. Sei que é um tema que á partida vai dizer mais aos meus colegas de profissão (ao então aqueles que como eu carregam esta Cruz), mas gostaria de chamar a atenção aos não professores que são pais, tios, avós, futuros pais, etc, que este tema também lhes diz respeito.
Os professores, nos conselhos de turma “gastam” mais tempo com os alunos que dão problemas disciplinares, não cumprem as regras da sala de aula, não fazem os TPC, não trazem o material, faltam regularmente, chegam sistematicamente atrasados…Passa-se o tempo a definir mil e uma estratégias utópicas, para que esses alunos passem a fazer o que um aluno TEM OBRIGAÇÃO DE FAZER… estudar.
Arriscava mesmo a dizer que só gastam tempo com esses alunos…
Quando, os professores deviam “Investir” tempo a ver porque é que o “Zéquinha” só conseguiu tirar 94% a matemática… O que é que falhou? Foi uma distracção? Ele tem dificuldade num exercício que pode muito bem ser um daqueles que tem conteúdos que vão influenciar os cálculos na próxima matéria? O que é que podemos fazer pelo “Zéquinha” para ele corrigir e ultrapassar esta dificuldade? Sim…que se ele corrigir este problema passa a ter 100%!!! Não se enganem nas contas…
As 1001 estratégias para os alunos descritos em cima vão cair em saco roto pois o grande problema destes alunos tem a haver com a motivação para o estudo/escola.
Esses alunos têm que ter/demonstrar algum interesse, para que qualquer estratégia que se defina tenha a possibilidade de resultar ou não. Também sei que esses alunos são a consequência de vários problemas, familiares, económicos, sociais, etc, mas a personalidade de cada um pode marcar a diferença. Temos é já um hábito que se tem vindo a alastrar, desculpar os maus resultados com esses problemas, continuar a beneficiar de rendimento mínimo, de rendimento de inserção, de subsídios de desemprego até não poder mais e só se ele acabar é que eventualmente vamos tentar arranjar alguma coisa para fazer. É a sociedade que temos, comodista, facilitadora e preguiçosa.
Pelo menos falem dos alunos considerados bons… gastem dois ou três minutos a enviar um recado na caderneta a dizer, “o Zéquinha hoje teve uma participação excelente na aula, ajudou a esclarecer alguns colegas e ainda soube fazer a correcção do TPC para a turma toda”, não seria verdadeiramente original?? Os pais não gostariam???
Desafio ainda os professores/colegas a tornar esta ideia bastante competitiva, ver qual dos alunos é que consegue angariar mais recados deste tipo.
Eu sei, não é viável, os alunos que teriam esse tipo de recados seriam os eternos Totós ou os engraxadores mas não custa nada sonhar com esse tipo de ESCOLA…
Era esta a ideia que gostaria de partilhar…