blogger | gmail | blogs | o blog original

Eu estou a escrever de verde escuro porque ando um pouco enlutado com estas histórias todas que têm andado a correr aí pelos média e fico envergonhado quando somos representados, internacionalmente, por pessoas do valor do sujeito que dizem que fez pressão e ele diz que não e.....bla, bla, bla,... e só me lembro do Pôncio Monteiro que dizia que era preciso um aparelho para medir a intenção com que a mão bateu na bola ou coisa parecida. Aqui também precisávamos de um pressionómetro ou, então, de ver algum ou alguns narizes a crescer. Mas, adiante, o verde mais ou menos carregado cá vai! E eu queria era "postar" sobre outro assunto que segue já para as vossas mesas.



Rod Blagojevich, eu sei que todos vocês se lembram bem dele porque foi muito, muito falado na imprensa, nas rádios e nas TV's pela originalidade e criatividade na forma de angariar "fundos", ainda nem há meia dúzia de meses, meteu "as patas na poça". Pois, como puderam ler no link que justapus nas "patas", já está a contas com a justiça.



E é esta eficácia jurídica que precisávamos de ter em Portugal. Sim, porque se seguimos bastante de perto os paradimas sociais anglo-saxónicos, a chamada civilização ocidental, (na cultura, em especial na música e no cinema, na fast food, nas organizações financeiras, no vestuário) também deveríamos ser capazes de viver com legislação do mesmo tipo e não nos refugiarmos nas doçuras dos brandos costumes do quem se lixou, olha, tivesse sido esperto. Até inventámos aquela do "paga o justo pelo pecador", que nunca me entrou como princípio.

Em minha opinião, a legislação tem de levar uma grande volta porque não é possível, consecutivamente, os casos demorarem anos e anos a serem resolvidos, prescreverem, ficarem-se por pequenas multas ou coimas ou que lhe queiram chamar, e, qualquer assunto, ser objecto de autênticas novelas, com episódios passados a conta-gotas. Como estamos, de certeza, não é solução!Mesmo que os assuntos sejam entremeados com o futebol, os penáltis, a selecção do Queiroz, o strip que apresentaram ao Mourinho, a namorada do futebolista....

Não esqueçamos que o Madoff e a mulher já viram serem-lhes confiscados dois barcos e a mansão, enquanto por cá continuamos com um preso preventivo e que não lhe apetece falar. Há quanto tempo? E recordo ainda a senhora ministra de um país nórdico que teve de saltar fora do governo porque terá comprado uns chocolates com o cartão de crédito das despesas de representação. Bem sei que ela já voltou, mas não se livrou do enxovalho nem se ficou pelo "sou inocente porque não fui condenada!".