blogger | gmail | blogs | o blog original

Exmo. Senhor Dr. Pedro Ferreira
Vereador da Educação e Relação com o Ensino Superior, Finanças, Relações Internacionais e Juventude da Câmara Municipal de Aveiro,

Chamo-me Rui Pedro Nazário, resido em São Bernardo e sou pai de dois alunos que frequentam o 1º ciclo numa Escola do Agrupamento de Escolas de São Bernardo. Como dificilmente conseguirei expressar a minha insatisfação (sem ser indelicado) pela desorganização havida no desenvolvimento da actividade do Dia Mundial da Criança na Festa das Freguesias tentarei redigir algo em nome dos meus filhos, mesmo tendo a certeza que esta abordagem se revelará incapaz de abalroar uma barreira de insensibilidade e reduzida aptidão que o senhor tem vindo a revelar para o desempenho deste cargo. Não quero aqui fazer juízos de valor à sua experiência de vida ou ao seu currículo académico, experiência profissional nem sequer à maturidade exigível para o cumprimento de um cargo destes ou até ao tempo disponível para o seu exercício, quando se acumulam variadas e díspares “pastas”. E porquê? Por duas razões, primeiro porque a culpa não é sua seguramente, ou melhor, pode ter alguma dose de responsabilidade ao ter tomado posse do cargo, mas acredito (sem ironia) que o tenha feito com a consciência de que seria um bom vereador da educação; em segundo porque não o conheço pessoalmente nem tão pouco o seu curriculum vitae que estranhamente (ou estrategicamente?), não aparece no site oficial da Câmara Municipal de Aveiro.

Obviamente não autorizarei que os meus filhos comuniquem consigo pelo que façamos de conta que eles estão a falar com alguém que é Vereador da Educação da Câmara Municipal.

Boa noite Sr. Vereador da Educação, Finanças, Relações Internacionais, Juventude, uff, etc., bem, boa noite Sr. Vereador da Educação,
Eu sou aluno de uma escola do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas de São Bernardo e hoje, dia 1 de Junho de 2009 fui para a minha Escola bem contente porque ia ser um dia especial, diferente, uma coisa em grande. Tão grande e especial que até decidimos cancelar algumas actividades que tínhamos preparado com os nossos professores aqui na Escolinha. Bom, mas vou ser breve porque certamente está muito ocupado a trabalhar. É que eu, os meus colegas e Professores estivemos duas horas sentados no portão da Escola à espera do transporte para o Parque de Feiras. É verdade, duas horas…e passado esse tempo quando o transporte chegou, os nossos professores decidiram não ir e muito bem, pois só teríamos alguns minutos para usufruir da fantástica actividade. Fiquei muito triste porque nós crianças, temos sentimentos, criamos expectativas e até, imagine, devemos ser respeitados. Mas escrevo-lhe principalmente para agradecer o facto de eu não ter ido à Festa. É que o meu irmão mais novo foi lá e aquilo (desculpe o termo, mas assim de repente não me lembro de mais nada) afinal não era para nós, Crianças. É que, segundo o meu irmão, os insufláveis (os dois!!! insufláveis) chegaram tarde e um deles não garantia condições de segurança; tão tarde e inseguro que a professora, profissional responsável, não permitiu que ele e os seus colegas fossem para lá brincar, antes que alguém se magoasse, o que não sei se terá mesmo acontecido com outras crianças uma vez que um deles acabou por se “desmanchar”. Escrevo-lhe para agradecer o facto de eu não ter estado presente, porque alguns colegas meus de outras Escolas resolveram ir a pé até ao Parque das Feiras e Exposições porque os autocarros não apareciam; agradeço-lhe mesmo porque as últimas trinta e duas festas de aniversário para as quais fui convidado (organizações simples, amadoras e privadas) tinham insufláveis e pinturas faciais; agora o que me apetecia era qualquer coisa diferente, fisicamente, intelectualmente e socialmente estimulante, mas para isso imagino que seja preciso conhecer as Crianças, peço desculpa pela minha exigência, que disparate o meu. Mas voltando aos agradecimentos, nem imagina como estou grato por esta desorganização que nestas ocasiões, nunca são da responsabilidade de ninguém. Na verdade foi até bem positivo porque ficamos todos a escrever melhor, com tantas cartas e emails que estamos já a redigir para anunciar a experiência vivida, “O dia dos (ir)responsáveis que julgam enganar as Crianças em ano de eleições e no dia Mundial da Criança”. Diário de Aveiro, O Aveiro, Associação de Pais, CONFAP, Presidente da Câmara Municipal, etc. Como vamos melhorar a nossa expressão escrita.

Dificilmente conhecerei os responsáveis por esta actividade do Dia Mundial da Criança, pelo que tenho de me dirigir àqueles que moralmente nos devem defender e respeitar e que de alguma forma poderão ter tido ligação a este evento, ou seja, a si próprio vereador da educação, ao Sr. Dr. Carlos Santos, vereador da Câmara Municipal de Aveiro, responsável pela Festa das Freguesias e ao Sr. Presidente da Junta de Freguesia de São Bernardo, José António Tavares Vieira. Peço-lhe então que transmita o recado.
Muito obrigado.