blogger | gmail | blogs | o blog original

Pois é, mais uma vez lá estou a apreciar positivamente a eficácia das acções....anglo-saxónicas.

Estava eu vendo a meia final do open dos Estados Unidos em femininos, num jogo que a norte-americana Serena ia perdendo com a belga Clijsters por 1x0, em sets, com 30-15 a seu desfavor e com 6x5 no 2º set, quando uma juíza de linha lhe assinalou uma falta de pé passando o resultado para 40x15.

Vai daí, a Serena perdeu toda a serenidade e, de raqueta em riste, dirigiu-se à franzina juíza dizendo-lhe das boas e intimidando-a verbalmente e fisicamente. A juíza de cadeira, depois de consultar a outra juíza envolvida, mandou chamar os juízes árbitros (creio que é assim que se intitulam). Estes, a primeira coisa que fizeram, logo que chegaram junto da rede, foi pôr a Serena a falar baixinho pois ela continuava com a sua verborreia de mão na anca. E não houve bate boca. A senhora do casal de juízes chegou-se ao pé dela e, bem baixinho e com completa calma, disse-lhe duas ou três frases que fizeram a atitude "peixeiral" desaparecer imediatamente.

A seguir falou-lhe o outro juíz árbitro. Decisão, ali, na hora! Perda de um ponto o que implicava a derrota no 2º set por 7X5, e, portanto, o seu afastamento do torneio. Vai daí, a amiga Serena, calmamente, arrumou os seus "tarecos", despediu-se da Clijsters, e abandonou o estádio debaixo de um coro de assobios.

A isto chamo eficácia! E coragem! É que o público vai ali pagar o bilhete para ver bom ténis e não wrestling ou similar. E quer que os árbitros não sejam intimidáveis pois não gosta de comer gato por lebre. E, por cá, como é que se diz? "Prefiro fazer batota a perder""Quero é que o meu clube ganhe". Pois....

Já li esta manhã que a Serena, publicamente, pediu desculpas pela sua atitude, que justificou com a paixão pelo jogo, mas que não se poderia expressar daquela forma (disse ela).

Foi multada em 10 000 dólares, mais 500 dólares por ter partido uma raqueta no 1º set e mais um processo de averiguações para confirmar se ameaçou mesmo a juíza. Portanto, calculo que não fica por aqui.

Linda menina! E que excelentes regras para fazer os e as atletas andarem na "linhaça". E, acima de tudo, na hora, para que não hajam dúvidas!