blogger | gmail | blogs | o blog original

A minha Avó, que era uma uma cidadã inteligente, embora apenas com a 4ª classe, quando eu lhe dizia, depois de fazer alguma asneira - Desculpe, tenho pena de ter feito isto - sempre, mas sempre, respondia-me assim:
Olha neto, a minha Mãe ensinou-me que as desculpas evitam-se, não se pedem, e que pena têm as galinhas.
Ora, no noticiário desta manhã, ouvi o nosso PR dizer, sobre os graves problemas da avaliação dos Profs. que "tinha pena que não tivessem ouvido o apelo à serenidade que ele fizera na sexta feira".
Lembrei-me logo da minha Avó, sábia Mulher do Povo de quem aprendera o dito referido, e, por associação de ideias, passou-me num repente pela cabeça esta ligação - tem pena » galinhas » ovos » é pá ovos, chiça, ....será que ....Não, decerto que não, não quis mandar nenhuma mensagem subliminar.
E então, depois de o ouvir, também me senti a ficar com pena. Pena porque o PR interveio publicamente a chamar a atenção para a especificidade da carreira militar logo que o general LS publicou um artigo num jornal dizendo que "convém não nos julgarmos blindados contra situações desagradáveis que possam vir a surgir, nem que insistamos em pensar que "acontecimentos (funestos) do passado não voltam a acontecer", (será uma espécie de chantagem?) no sentido de chamar a atenção do poder político para melhorar as condições remuneratórias, e não só, dos militares (estamos em que guerra?).
Ora, então, dezenas de milhares de Profs. em manifestações, a quem querem reduzir drásticamente a possibilidade de progressão na carreira com a consequente degradação na remuneração futura dos mais jovens e, tal como os cidadãos militares mais jovens se queixam "não cuidarem muito das condições que lhes permitam o acesso justo a bens materiais e a tratamento condigno", as Escolas viradas do avesso, dec. lei do Estatuto do Aluno a ser modificado por despacho após manifestação de Alunos, e o nosso PR vem apelar à serenidade e a dizer que tem pena? Não será pouco? Ou os Profs., como não têm armas, não são importantes? Vá lá, podiam comprar umas fisgas....mas eu não acredito que eles queiram ir por aí.