blogger | gmail | blogs | o blog original

Ontem, dia 18 Novembro 2008, vivi um dia que espero não esquecer, pelo menos até à próxima semana, mas que, na verdade se iniciou no dia anterior, assim:
Alguns miúdos de uma Escola que não são meus alunos e com os quais nunca falei, não me disseram que iam perturbar a abertura de uma Escola, que eu não sei qual é, não fechando os portões da dita Escola a cadeado, embora não impedindo quem os quisesse saltar de entrar no referido estabelecimento. Nesse dia, ainda estamos a 17/11, eu não dei por mim, qual dirigente sindical, a não aconselhar os alunos do que eles deviam esperar se uma determinada força policial, que eu desconheço, fosse chamada para remover as citadas correntes, de forma a que tudo corresse sem consequências para os pequenos desestabilizadores. E prontos, deste dia acho que não está tudo dito.
O dia seguinte começou às 06.30h, pelo menos foi o que me disseram (não lembra a ninguém fazer manifs a esta hora. Só mesmo revolucionários com pouca experiência.), com o encadeamento dos portões da tal Escola, e a colocação dos pequenos petizes à frente dos principais portões, não permitindo a entrada, e já agora a saída (a parte cómica disto é que os fornecedores da cantina, que chegaram às 6.00h, ficaram fechados lá dentro, e não conseguiram sair. Tem piada.), de alunos, professores, funcionários e diversos. Ao que parece, a uma determinada hora que não consegui precisar, lá chegaram os tais agentes da autoridade e retiraram as ditas correntes, permitindo a entrada da multidão que aguardava. E o que fizeram os pequenos catraios? Começaram a entoar cânticos com o refrão “A luta contínua, a Ministra para a rua”. E esta, hêm?
Mas a história, que não me foi confidenciada por um fonte que quer permanecer anónima, não acaba aqui. Ao que parece, após lhes ter sido exigido que fossem para as suas aulas, recusaram-se e dirigiram-se, acho que para a Câmara de uma cidade que eu não sei qual é, continuando os seus protestos em alta voz. Temos geração!
Bom, quando eu cheguei à dita cuja escola, a horas que eu não me lembro, as coisas estavam já mais normalizadas, aparte o pormenor das aulas que eu não tive que leccionar porque os alunos resolveram não comparecer, atitude que me deixou bastante chateado. Pois.
Esta foi a parte da manhã. Amanhã, conto como foi o resto do dia, que não fica nada a dever a isto.
Para aqueles que ainda não perceberam o titulo: Revolução - 25 de Abril - Etc ... dââ