blogger | gmail | blogs | o blog original

A mim não me restam muitas dúvidas. Nas eleições para o Parlamento Europeu, as empresas que fazem as sondagens em Portugal enganam-se bastante, certamente sem querer (penso eu de que…). Talvez os Portugueses sejam insondáveis face aos parâmetros utilizados, o que será mais uma característica nossa, muito interessante, a juntar ao habitual desenrascanço. Mas, a ser assim, essas empresas, que já fazem esses trabalhos há vários anos, não deveriam ter incorporado nos cálculos essa imprevisibilidade lusa? Seria lógico, parece-me.

Mas, na verdade, não aconteceu assim. E o que restou, quanto a mim, foi falta de eficácia e de fiabilidade ao serem apresentados valores que ficavam por menos de metade do que a realidade mostrou (caso do CDS) ou com diferenças próximas dos 10% (no caso do PS). Com ferramentas destas, rombas e desVitalizadas, como podem ser as sondagens levadas a sério?