blogger | gmail | blogs | o blog original

Lembro-me como se fosse hoje!

No dia 4 de Dezembro de 1980 era eu um menino de 8 anos que ansiava pelas férias de Natal e que vivia numa vila onde o touro bravo reinava, seria o primeiro natal depois do regresso dos meus pais de Moçambique e pela primeira vez a família estava toda reunida em Portugal!

Era já noite e fazia o frio típico e próprio da época, subitamente a televisão anunciava a tragédia... Sá Carneiro morria num desastre de avião... usava-se muito a palavra desastre.
Ainda hoje não consigo explicar porquê mas voltei para a cama e chorei!

É quase um Segredo de Estado pois até a este preciso momento em que escrevo este post esta memória estava encerrada no meu esconderijo mais secreto.

Porque chorei?

Não gostava nem percebia nada de politica!
Não era familiar do falecido!
Obviamente que facilmente identificava-o se me perguntassem quem era mas não havia nada que justificasse aquelas lágrimas tão valiosas de uma criança, ou haveria?
Tinha apenas na altura uma ou duas memórias da campanha eleitoral decorrida 1 ano antes quando foi eleito Primeiro-Ministro pela AD e pouco mais.
Não consigo perceber!

Porquê?

Sá Carneiro era assim segundo dizem, pequeno homem em altura mas grande na capacidade de atrair as pessoas e talvez possa ter sido isso que me comoveu, hoje a grande questão discutida é ... como seria o nosso país se aquele Cessna tivesse aterrado no Porto?

Uma coisa é para mim muito clara...
... influências próximas ou não,
... gostemos ou não,
... afinidades ou não com os partidos políticos e com as suas ideologias e conceitos económicos,

... gostava, gosto e admiro muito mais os políticos daquela época (os mortos e os vivos) dos que actualmente exercem politica.

Não se trata de saudosismo, de nostalgia, parece-me que existiam convicções e pessoas que lutavam pelas suas convicções com coerência, era arrebatador o debate, eram Senhores!

Sá Carneiro
Mário Soares
Freitas do Amaral
Álvaro Cunhal

vs

Manuela Ferreira Leite
José Sócrates
Paulo Portas
Jerónimo de Sousa

Acreditem ou não eu acho que estamos a perder em toda a linha, dos actuais líderes os mais arrebatadores e convictos são para mim os líderes de esquerda Sócrates (a quem dou meritoriamente valor) e Jerónimo mas muito por baixo do que espero.

Quero mais!
E rapidamente!

Ingenuamente chorei por Sá Carneiro hoje mesmo que queira muito e consiga encontrar essa infantil ingenuidade jamais conseguirei chorar.